Quais os objetivos do marketing de conteúdo
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Marketing é marketing. Seja ele na internet ou fora dela. Quando falamos então sobre objetivos de marketing, muitas pessoas ficam em dúvida. E quando falamos em conteúdo, como funciona? Nesse post vamos falar sobre objetivos do marketing de conteúdo.

Começando… do começo

Como falei acima, marketing de conteúdo é marketing de qualquer maneira. O que muda é a forma de fazer. E qualquer ação que não tenha um objetivo não chega a lugar nenhum. Fazer marketing, por si só, não é um objetivo. E o objetivo nem sempre é vender.

Mas será que existem objetivos específicos no marketing de conteúdo? Gerar conteúdo já é um objetivo? Não se crucifique se você está perdido em relação a isso, pois essas dúvidas são muito mais comuns do que imaginamos.

Antes de começar a fazer o trabalho, você definir o seu objetivo e aí nós vamos te ajudar dando alguns exemplos do que o poder do marketing de conteúdo pode fazer. Mas antes de chegar neles, temos que pensar no seu público-alvo.

Definindo sua persona

O objetivo tem que estar, de qualquer forma, alinhado com seu público-alvo ou persona. Se você não tem sua persona desenhada, fica complicado definir um objetivo. Entenda quem é seu público-alvo, quais são suas necessidades e depois que você tiver o máximo de informações, passe para a definição de objetivos.

Alguns objetivos do marketing de conteúdo

Criar autoridade

Esse é o objetivo mais comum. O marketing de conteúdo ou o inbound marketing (quando usamos o conteúdo na web) pode ter como objetivo a criação de autoridade. É uma forma de você se destacar em relação a seus concorrentes e conquistar a confiança de suas personas.

Trabalhando a jornada de compra, você fornecerá informações importantes para o seu possível cliente entender que você sabe sobre o que está falando. A geração de Brand Awareness (consciência de marca) faz com que o seu prospect fique mais propenso, quando estiver pronto a realizar a compra, a escolher sua empresa ou seu produto.

Gerar engajamento

O foco do engajamento é criar uma relação mais próxima e constante com sua audiência. É uma forma também de você ter mais informações sobre o que seu público busca.

Criar um diálogo é um dos principais objetivos que usamos no marketing de conteúdo e serve também para transformar as pessoas em defensoras de sua marca. Assim, o engajamento é um passo adiante do brand awareness.

Educar o mercado

Um dos objetivos do marketing de conteúdo mais importantes, principalmente em mercados de nicho, é a educação do mercado. É comum que alguns possíveis clientes não entendam aquilo que você está oferecendo, principalmente se sua empresa é muito inovadora ou está inserida em um mercado muito específico ou novo.

Usar o marketing de conteúdo para educar o mercado pode ser uma forma a sua importância e se destacar dos concorrentes.

Gerar Leads

Esse é um objetivo essencial, principalmente quando falamos de inbound marketing. A geração de leads é um dos diferenciais que a geração de conteúdo tem em relação à publicidade tradicional, já que você poderá conseguir informações dos seus possíveis clientes.

Além disso, a qualificação de leads é uma forma poderosa de transformar seu prospect em cliente. Esse objetivo é muito comum em empresas B2B.

Gerar Vendas

Uma ação de marketing de conteúdo, principalmente quando sua empresa já gera leads, pode resultar em vendas. Um e-commerce, por exemplo, pode usar o inbound marketing para atrair clientes e vender seus produtos.

Dessa forma, guiar os leads pelo funil de vendas pode ser um objetivo para o seu marketing de conteúdo.

Reduzir o custo por venda

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) pode ser reduzido por meio do marketing de conteúdo. Fornecer materiais, como FAQs, por exemplo, ou e-books educativos, pode ser uma boa forma de ajudar a reduzir o processo de venda.

Além disso, reduzir o custo por venda pode aumentar o ROI de suas campanhas.

Aumentar o Lifetime-Value

O Lifetime-Value (LTV) é o valor total gasto pelo cliente com sua empresa. É muito mais barato vender novamente para quem já é cliente do que adquirir um cliente novo. Isso pode ser feito usando conteúdo, como por exemplo, no pós-venda, com ofertas exclusivas.

O cliente assim, poderá contratar seu serviço por mais tempo ou consumir mais produtos, usando o marketing de conteúdo.

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