O que é link building e porque você deve fazer
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Se você já possui um blog corporativo, esse post é para você. É importante entender que um SEO se faz de duas etapas: a interna e a externa. A externa, que chamamos de SEO Off Page, é essencial para destacar seu blog com links externos. É aí que entra o link building.

Entendendo o Link Building

Conseguir links externos de qualidade apontados para o seu site com o objetivo de aumentar sua popularidade, seja de forma natural ou não. Isso é o que chamamos de link building. Esses links conquistados de outros sites também são chamados de inbound links ou simplesmente de backlinks.

Para gerar essa popularidade, consideram-se três fatores para o link building: relevância, quantidade e qualidade. Assim, a geração de tráfego é um ponto importante na estratégia de link building. Quanto melhor for esse link, mais qualificada será a audiência do seu blog e maior será o peso desse link para a classificação do seu site em relação a links externos.

Assim, quanto mais relevante forem esses links, melhor ainda para a classificação do seu site. E sem esquecer também que você deve ter uma boa quantidade de links.

Como analisar links externos

Para entender a relevância dos links externos e saber onde buscar links de qualidade, você deve saber analisar algumas métricas. Vamos checá-las:

Domain Authority ou Autoridade de Domínio

Essa métrica determina qual o potencial que uma determinada página tem para um bom posicionamento nos resultados de busca. São diversos pontos que a métrica leva em conta, como qualidade e quantidade de links de saída, diversidade desses links e proporção de links follow e nofollow (veja abaixo).

PageRank

Criado pelo Google, o PageRank é um algoritmo criado pelo Google que atribui uma nota de 0 a 10 para sua página. Assim, o índice identifica a relevância e classifica as páginas do site. O PageRank foi a base para a existência do algoritmo do Google, que teve atualizações e passou a incorporar outras ferramentas.

Ancor Text ou Texto Âncora

O texto âncora é o texto que aparece em um hiperlink. Geralmente, aparece com uma cor diferente e sublinhado, como estamos já acostumados. Esse texto é de extrema importância, pois os buscadores o “enxergam” para definir a relevância da página de destino.

Nofollow

Links nofollow são aqueles que não são considerados pelos robôs, com o intuito de evitar SPAMs. Geralmente são usados em sites de redes sociais, comentários de blog, etc. Assim, esse atributo dirá ao buscador que esse link não deverá influenciar no rankeamento do destino ao qual ele aponta.

Outbound

A quantidade de links externos de uma página é chamada de outbound.

O que não fazer para obter links externos

Há alguns anos, com o objetivo de criar relevância, alguns sites utilizavam uma estratégia que o Google passou a entender como trapaça no SEO: o Black Hat SEO. Afinal de contas, o objetivo do Google é levar a melhor resposta à determinada pergunta feita pelo usuário, levando a uma página de exibição de resultados (SERP). Dessa forma, tornou-se necessário entender como esses links eram gerados e se eram ou não relevantes ao usuário.

O Black Hat consiste em incluir dezenas ou centenas de links dentro do site para criar uma relevância falsa dentro das páginas do site, criando uma rede de links. Nem sempre isso foi feito como “truque”. Tratava-se de uma técnica de SEO que acabou sendo penalizada com a evolução dos algoritmos do Google.

Portanto, é uma técnica a ser evitada, já que pode trazer consequências ruins para sua estratégia de SEO. O melhor sempre é produzir bons conteúdos e trazer bons links externos para seu site.

Exemplos de Estratégia de Link Building

As três estratégias mais comuns de Link Building são: guest posts, link bait e parcerias.

Guest Posts: a publicação de artigos em outros sites é uma estratégia já bem conhecida para quem trabalha com SEO ou SEM.  Você pode publicar um texto seu em sites de terceiros e vice-versa, trazendo a audiência do site externo para o seu site de volta.

Link Bait: em português, a isca de links é uma estratégia de conteúdo criado para atrair links por meio de um conteúdo muito útil ou divertido, como infográficos.  Um link bait geralmente está associado à criatividade e pioneirismo, já que deve atrair a atenção do usuário.

Parcerias: trocar links com parceiros é uma estratégia bastante simples e pode ser o início do trabalho de link building. Basta conversar com parceiros comerciais e fazer a troca de links, apontando para seu site.

Como analisar os links externos

Existem diversas ferramentas para analisar os links externos. O Google Search Console é uma das principais e pode ser utilizada em conjunto com o Google Analytics e Google Ads, o que fará com que o seu trabalho de SEM seja mais assertivo. Além de ser gratuita, o Search Console permite que você administre os problemas em seu site e realize otimizações importantes.

O Link Explorer, da empresa Moz, referência no mercado de SEO, oferece algumas ferramentas também gratuitas. A ferramenta traz relatórios sobre links quebrados, concorrentes, backlinks, textos âncoras e oportunidades de link building.

O Majestic SEO tem como foco a análise de backlinks, com indicadores como citation flow e trust flow, que fazem uma estimativa de pontuação de backlinks.

É importante trabalhar o link building dentro uma estratégia completa de SEO, realizando sempre a análise e os ajustes necessários. O trabalho de marketing digital sempre é pautado em melhorias constantes. Dessa forma, defina quais métricas são importantes dentro de sua estratégia e faça as melhorias necessárias.

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