Internet das coisas: por que ficar de olho nessa tendência? Vero Contents
Getting your Trinity Audio player ready...

Quem trabalha na área de marketing sabe o quanto a rotina é corrida e sofre com a constante pressão por resultados. Ou seja, esses profissionais devem estar sempre atualizados, acompanhar as tendências do mercado e conhecer os benefícios do investimento em processos mais eficientes.

Nesse sentido, o futuro do marketing está diretamente ligado à web. E é onde o Inbound Marketing e as estratégias de conteúdo digital se tornam poderosas ferramentas. Muitas empresas aumentaram de forma expressiva suas vendas investindo em ações como essas. Diante desse cenário, a Internet das Coisas — ou Internet of Things (IoT) — já é uma realidade.

Essa inovadora tecnologia está mudando infinitamente o comportamento das marcas. E pode ajudar você a otimizar seu tempo, ter maior agilidade para desenvolver as ações, resolver os problemas e atingir as metas determinadas. Gostou das possibilidades? Então, continue lendo este post para saber mais sobre essa tendência!

O que é Internet das Coisas?

Antes de tudo, a IoT é uma imensa revolução tecnológica. Ela permite que qualquer dispositivo com um interruptor liga/desliga possa ser conectado à internet. Dessa forma, os objetos físicos (ou coisas) usados no dia a dia podem trocar informações entre si e com pessoas, sendo acessados por meio da web, em computadores e smartphones.

Quais são seus objetivos?

A limitação de tempo cada dia maior e a rotina estressante farão com que as pessoas se conectem à internet com mais frequência. Mesmo quem não costuma se expor muito nas redes sociais usa a plataforma para manter contato com as pessoas do seu círculo de amizades ou profissional. O principal objetivo da Internet das Coisas é coletar informações sobre suas vidas e utilizá-las de forma inteligente.

Quais são suas aplicações?

Atualmente, é possível acumular dados do movimento do corpo humano com uma precisão incrível. E já são inúmeros os objetos conectados, como carros, elevadores, geladeiras e óculos. Além disso, o monitoramento e gerenciamento dos dispositivos permite melhorar a qualidade de vida, aumentar a eficiência de sistemas e processos, habilitar novos serviços, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos, entre inúmeros outros benefícios.

Quais são suas vantagens no marketing?

A IoT possibilita que você obtenha informações sobre o consumidor em tempo real para otimizar os resultados. Por exemplo, quando seu potencial cliente se aproximar de um ponto de vendas da sua empresa, poderá receber uma mensagem que o lembre de comprar um dos seus produtos. Isso faz com que as campanhas promocionais possam ser mais específicas e personalizadas. Consequentemente, há um aumento na conversão de leads, que leva à conquista das metas de vendas.

Quais as ações do Governo Federal?

Com o objetivo de fomentar o crescimento dessa inovadora tecnologia no país, o Governo Federal criou o Plano Nacional de Internet das Coisas. Além disso, fez uma consulta pública, a fim de receber subsídios para a construção desse projeto.

Os resultados serão discutidos pela Câmara de Internet das Coisas. Assim, as sugestões enviadas vão ajudar a construir uma política nacional com ações específicas para o desenvolvimento do mercado de IoT no Brasil até 2022.

Essas informações foram úteis para você? Então ajude seus amigos a também entenderem mais sobre o assunto. Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

Internet das coisas: por que ficar de olho nessa tendência?

Os comentários estão desativados.

PT_BR