Dicas de como melhorar o posicionamento do seu site
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O marketing digital está presente na vida de todas as pessoas que estão conectadas à internet e, por isso mesmo, as empresas sempre devem pensar em como melhorar o posicionamento nas mais variadas plataformas digitais, de modo a alcançar esse público.

A primeira questão a ser trabalhada é colocar em prática a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), fator crucial para a qualidade do alcance.

Basicamente, o SEO trata-se da otimização dos motores de busca associados a ferramentas de inteligência artificial e algoritmos, fazendo com que as palavras-chave sejam destacadas, para serem encontradas com mais facilidade.

A prática de SEO é seguida por estratégias que trabalham para o aumento de visualização de uma empresa, uma marca, um produto ou um serviço nos canais digitais. 

As técnicas aplicadas estão relacionadas a métricas associadas ao marketing de conteúdo, podendo ser mensurado de acordo com ferramentas apropriadas quanto ao uso de SEO em uma campanha de marketing digital.

Para realizar a otimização de um site corporativo é preciso trabalhar a inclusão de palavras-chave em conformidade com o que pode ser procurado pelos usuários de internet. 

Os próprios códigos utilizados podem servir de referência para uma melhor compreensão da inteligência artificial e algoritmos. 

Dessa forma, é preciso levar em consideração pontos específicos que estão relacionados à mensuração dos resultados, entre os quais:

  • Experiência do usuário;
  • Interação entre links;
  • Navegabilidade;
  • Usabilidade;

Vale ressaltar que a prática de SEO orgânica pode melhorar o posicionamento dentro da plataforma de buscas do Google em médio ou longo prazo, conforme a autoridade presente nos conteúdos produzidos. 

Contudo, vale destacar que outras plataformas digitais utilizam sistemas de busca internas, como as redes sociais, e até mesmo portais de notícias, blogs e outros sites presentes na internet, demandando atenção ao adequar as campanhas para cada canal.

Portanto, a prática de SEO deve ser trabalhada tendo como objetivo melhorar o posicionamento dentro do Google, sem deixar escapar as oportunidades de aparecer em outras ferramentas de busca.

Além disso, dentro do marketing digital, é preciso aplicar a prática de SEO correta, pois ela pode ser divida em:

  • Local;
  • On page;
  • Off page;
  • Técnico.

O primeiro tipo trata da localização física da empresa, deixando o SEO local mais regionalizado e ampliando o alcance/contato com os potenciais clientes que residam ou transitem próximo ao local.

O SEO on page é trabalhado dentro da página do próprio site, com o objetivo de atender a todos os fatores que são estipulados pelas plataformas de busca para um melhor ranqueamento.

Já sobre o SEO off page, é preciso destacar links associativos ao assunto tratado, elevando o marketing de conteúdo a um outro patamar. Isso pode ser bem explorado em plataformas de vídeo, citações de lugares e assuntos em relevância, assim como podcasts, e postagens em sites de áreas correlatas.

Planejamento de campanha envolve diversos fatores

O funcionamento da melhora do ranqueamento de um site não ocorre da noite para o dia. É preciso desenvolver um planejamento dentro de uma campanha de marketing, colocando em prática diversas estratégias relacionadas ao que a tecnologia oferece.

Dessa forma, é possível empregar o CTA (Call To Action) a partir de diferentes modelos dessa técnica presente em uma campanha de marketing. 

Uma empresa que vende esquadria de alumínio sob medida pode oferecer os produtos a pessoas que fazem pesquisa sobre reforma ou construção, por exemplo. 

Isso pode ser feito a partir dos cookies presentes nos sites, todos esses relacionados à palavras-chave em diferentes conteúdos e todo o comportamento do usuário na internet.

As construtoras e incorporadoras podem utilizar essa estratégia, dentro de uma campanha de marketing digital, a partir da associação com outras empresas parceiras em projetos imobiliários.

A construção de condomínios residenciais pode exigir a garantia de determinados equipamentos, e a formalização de parceria com uma empresa que presta serviço de assistencia tecnica rinnai pode ficar responsável pela manutenção de aquecedores instalados nas obras.

Portanto, é fundamental que o planejamento de campanha seja desenvolvido de acordo com o que se pretende oferecer ao consumidor, seja a curto, médio ou longo prazo. 

Uma campanha pode ser encurtada ou estendida, conforme os ajustes são aplicados e a prática de SEO é utilizada enquanto durar a campanha. 

A seguir serão apresentadas algumas dicas que podem ser aplicadas de acordo com o modelo de negócio comercial em atividade. 

  1. Páginas responsivas e adaptáveis

A disponibilidade de diversos equipamentos eletrônicos, como computadores de mesa, notebooks, tablets, celulares e até mesmo relógios com acesso à internet, exige que os sites tenham as páginas adaptadas para cada ambiente. 

Uma clínica veterinária que oferece uma promoção de vacina gato filhote preço pode ser apresentada em um aplicativo específico para celular. 

Da mesma forma, o site precisa contar com a mesma informação, só que no formato adequado para melhor visualização em tela grande.

Essa adaptação a páginas responsivas ajuda quando é realizada uma busca na plataforma de pesquisa, melhorando a experiência do usuário e promovendo o melhor ranqueamento no Google.

  1. Título da página faz parte de SEO

Para o gerenciamento de links internos de uma página e a utilização de backlinks, o título de uma página se torna muito importante quando se realiza uma busca.

Duas ferramentas que ajudam no ranqueamento do site e nas métricas de domínios de sites são a Ahrefs e a Moz. 

Ambas trabalham com algoritmos próprios, promovendo o motor de busca quando se faz, por exemplo, uma pesquisa específica sobre bolsa de algodão cru customizada e localizada próxima ao usuário.

Os links que apresentam uma qualidade significativa podem estar relacionados a partir do domínio do site, assim como a relevância dentro da pesquisa e a popularidade junto ao público-alvo.

  1. Lembre-se que imagens também estão nas buscas

O marketing de conteúdo não é formado apenas por palavras-chave dentro de um texto ou um artigo 

O nome utilizado para salvar uma imagem pode ser encontrado pela inteligência artificial, servindo como prova que o SEO está relacionado a tudo que é apresentado dentro de um site ou portal. 

A clínica para animais que dispõe do serviço de raio x veterinário preço pode estar relacionada à uma imagem técnica, demonstrando os equipamentos presentes em uma sala devidamente estruturada.

A descrição empregada dentro do elemento visual é fundamental para que seja encontrada entre milhares de resultados que podem ser demonstrados a partir de uma pesquisa simples.

  1. Meta-description com palavra-chave ajuda SEO 

Uma descrição sobre o que pode ser encontrado em um site aparece sob o link na página de pesquisa. Por isso é importante inserir palavras-chave para que a identificação de SEO seja aplicada desde o princípio.

Uma empresa que oferece serviço de cabeamento de rede residencial deve investir em uma meta-description que esteja associada a tecnologia, por exemplo, e automação de aparelhos eletrônicos e equipamentos domésticos. 

Tecnicamente, a meta-description possui um limite de 156 caracteres, o que não é muito e, por isso mesmo, a palavra-chave deve ser empregada de maneira inteligente. De preferência, no início da descrição do site.

  1. Mantenha o foco no público-alvo

Essa dica deve ser mais abrangente, sendo planejada dentro do modelo comercial ao qual a empresa está relacionada. 

Dessa forma, todo marketing de conteúdo deve ser voltado para o público-alvo que se pretende atender, para que o interesse, mesmo que segmentado, seja de qualidade. 

Ou seja, se um fabricante de brindes personalizados pode fornecer os produtos para diversas empresas, e isso deve ser explicitado desde o início. O público-alvo é abrangente, e isso pode ser explorado de diferentes formas, de maneira criativa sob diferentes aspectos.

6. Blog como porto seguro do marketing de conteúdo

Muitas empresas começam com um investimento pequeno voltado para o marketing digital. O capital disponível está na formalização do empreendimento, no pagamento de taxas e impostos, além da contratação de funcionários e a folha de pagamento.

Entretanto, é possível se posicionar de forma segura no ambiente virtual, ao menos para que a marca seja conhecida, com o desenvolvimento de um blog corporativo

Essa ferramenta pode ser explorada ao longo do tempo, mesmo com a construção de um site encorpado e uma loja virtual dinâmica e centralizadora da comercialização dos produtos oferecidos. 

No entanto, os textos desenvolvidos sobre os bens de consumo disponíveis e os serviços prestados, como automação residencial preço, por exemplo, servem como capitalização de palavras-chave.

Além disso, é possível deixar a marca reconhecida desde o princípio, trabalhando de maneira satisfatória os assuntos tratados dentro do blog e com palavras que possam servir como indicativo para a inteligência artificial e algoritmo das plataformas de busca.

Conclusão

Os algoritmos das plataformas digitais trabalham de maneira diferenciada, e isso deve ser levado em consideração a todo momento, para qualquer empresa presente no ambiente virtual. 

É importante manter uma equipe de profissionais que acompanhe as atualizações constantes, para que as estratégias tenham um sentido a seguir, de forma consistente e regular para fixação no imaginário do público.

O posicionamento do site dentro do ranqueamento do Google, entre outras plataformas digitais de busca, podem melhorar de forma orgânica ao longo do tempo. 

Utilizando as ferramentas corretas, é possível se destacar entre os usuários e se tornar uma autoridade significativa no assunto. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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