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O que são personas no marketing de conteúdo - Vero Contents

Se você já trabalha com marketing digital, deve ter visto, em algum momento, o uso da palavra persona. Em outro artigo, falamos um pouco sobre ela, mas vamos detalhar aqui um pouco mais.

A persona, também conhecida como buyer persona, nada mais é do que a representação do seu cliente ideal, em todos os seus detalhes. Essa representação pode e deve ser feita graficamente, com dados demográficos e comportamentais, objetivos pessoais, motivações e histórias. 

Dessa forma, você conseguirá enxergar como alcançar seu cliente ideal, quais conteúdos fazer, como abordar… enfim, conseguirá determinar exatamente o planejamento ideal para conquistar seu cliente. E quanto mais informações você tiver do seu público, mais focadas e objetivas serão suas campanhas.

Mas afinal, como devemos proceder para montar a persona?

Criando a persona

Para criar uma persona, o primeiro passo é anotar tudo o que achamos que sabemos sobre ela. Comece pelas informações básicas, como sexo, idade, nível educacional, cargo, e vá incluindo outros itens, como os objetivos e desafios dessa pessoa, quais mídias sociais e sites ela acessa, se gosta de TV, o meio de transporte que ela usa (até o tipo de carro, se for o caso) e principais atividades de lazer. Esse será o seu rascunho geral.

É essencial, nesse ponto, alinhar as informações com a equipe de vendas, que está mais em contato com os clientes do que o marketing costuma estar.

O segundo passo é partir então para a pesquisa. Você deverá coletar dados, tanto qualitativos, quanto quantitativos, dentro de um script que você montará de acordo com o rascunho que você elaborou e afinou com vendas.

Se você tem uma boa base de contatos, poderá montar as suas primeiras anotações em cima do conhecimento que você já tem sobre sua lista. Falamos sobre listas também em outro artigo, e segmentá-las ajudará ainda mais a criar sua persona.

Para elaborar sua pesquisa, você pode usar algumas ferramentas disponíveis, como o SurveyMonkey ou o QuizBox (que é gratuito) e disparar sua campanha para coletar os dados. 

O que colocar na pesquisa

Algumas perguntas-chave devem ser incluídas em sua pesquisa. A primeira delas é sobre o porquê das pessoas de sua lista terem contactado ou escolhido seu produto ou serviço. Isso fará com que entendamos o objetivo principal, que será muito importante para que possamos afunilar as informações que estaremos coletando.

Outras questões, com relação ao processo de compra, também serão imprescindíveis. Pergunte como ela chegou ao seu produto, quais concorrentes contactou e onde pesquisou sobre o assunto. Inclua hábitos de consumo e de lazer e a frequência que costuma adquirir produtos e serviços semelhantes aos seus.

Desenhando a persona

Com base nas informações que você colheu e com as que anotou inicialmente, vamos literalmente desenhar o nosso cliente ideal. Os dados a preencher, juntamente com essa representação visual, deverão estar disponíveis para todas as pessoas da empresa envolvidas nos processos de marketing e vendas, alinhamento esse que será essencial para afinar o discurso do conteúdo do seu funil e, posteriormente, de sua equipe de vendas.

Os dados obrigatórios são os seguintes: Nome; Sexo; Idade; Cargo/Ocupação; Empresa; Nível de Estudos; Objetivos Principais (o que ela busca?); Desafios Principais (quais problemas ela enxerga a frente?); Como Podemos Ajudar a Solucionar seus Problemas (temos a solução?); O que gosta mais de fazer.

Se quiser ir mais adiante, melhor ainda. Quanto mais informações conseguirmos, melhor poderemos definir o conteúdo para atingir nossas personas em cheio.

Afinando a persona

Agora que você tem desenhada sua persona, começa a fase mais interessante: a comunicação com ela. Uma das mais importantes características do marketing digital é a capacidade de rever e ajustar informações. Sendo assim, preste bastante atenção às métricas e às respostas de sua persona às suas publicações. Esteja sempre atento aos tipos de conteúdos que estão dando mais certo e os que estão com menor adesão.

Pode ser que sua persona precise ainda de alguns ajustes até que seus números fiquem realmente interessantes. Avaliar e evoluir são as duas palavras-chave para o sucesso no marketing de conteúdo.

Por Marcel Castilho

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