fbpx

O que é WordPress

O que é WordPress e como ele funciona? Já ouvi essa pergunta diversas vezes, nas duas pontas onde trabalho. Tanto de um lado, o dos clientes, quanto do outro lado, de quem gostaria de aprender a usar o WordPress.

Quem trabalha ou deseja trabalhar com inbound marketing certamente já ouviu falar ou já usou o WordPress. Afinal de contas, é o sistema de CMS – Customer Management System (ou sistema de gerenciamento de conteúdo) mais usado do mundo. Mas afinal: o que é WordPress e como ele funciona? E o que é um CMS?

Assim, lendo esse post, você vai saber:

  • O que é um CMS?
  • Por que ter um sistema de gestão de conteúdo
  • O que é WordPress e como funciona
  • Como trabalhar com o WordPress

O que é um CMS?

O CMS é uma aplicação ou sistema par criação e gestão de conteúdo. Com ele você poder criar, editar, publicar e organizar todo o conteúdo do seu site, inclusive o seu blog. O CMS traz os modelos pré-prontos (templates) do site, de forma que a parte técnica fique mais fácil de ser trabalhada.

O usuário escolhe o tipo e o modelo do template e passa a trabalhar a parte visual e de conteúdo em cima dele, sem necessidade de escrever os códigos. O CMS se conecta a uma base de dados com o conteúdo que está sendo criado, o que permite também um melhor gerenciamento.

Existem diversos tipos de CMS disponíveis, entre eles o WordPress, que estima-se o uso em quase 30% de toda a internet. Temos também o Joomla, Drupal e Magento, só para citar os principais. Entre os CMS, calcula-se que o uso do WordPress suba para cerca de 60%.

Por que ter um sistema de conteúdo

A primeira razão para usar um CMS é a facilidade de uso. Criar e manter o site atualizado fica muito mais simples com o uso de um bom gerenciamento de conteúdo. Além disso, ele pode ser utilizado online, sem a necessidade de instalações de software e não é necessário conhecimentos avançados.

Você pode criar páginas com rapidez e alterá-las sempre que achar conveniente. Além do mais, pode também fazer atualizações e mudanças visuais, de acordo com as tendências que forem surgindo sem a necessidade de investimentos e refações estruturais complexas.

Outro ponto forte de um CMS é a instalação de novos recursos. Atualizações e inclusões de novas ferramentas acontecem diariamente, o que permite melhorar a performance e testar novas ferramentas de otimização, produtividade e conversão.

Destaque para o SEO

Um destaque para o uso do CMS é a possibilidade de trabalhar e monitorar o SEO (Search Engine Optimization) de forma mais visível e simplificada. Assim, você poderá configurar e otimizar o seu site com vistas às buscas orgânicas. O sistema permite que você otimize imagens, estruture conteúdos e use palavras-chave com o auxílio de ferramentas de produtividade.

Além disso, você pode trabalhar com projetos tanto de pequeno porte quanto de grande porte.

Portanto, se você deseja trabalhar com geração de conteúdo e instalar um blog, deve necessariamente utilizar um CMS.

O que é WordPress

Agora que você já sabe o que é um CMS, vamos te dizer exatamente o que é WordPress. Ele é um CMS e, como citamos, o mais usado no mundo. O funcionamento do WordPress é um ponto alto do sistema. Ele funciona sobre um tripé: temas, plugins e conteúdo. Instalando o tema em seu site (o template que já citamos), você pode adicionar funcionalidades novas utilizando os plugins (que também são utilizados para integrar seu site a outras ferramentas) e gerencia o conteúdo, incluindo, editando e excluindo textos e páginas, de acordo com o que você precisar.

Além disso, se você já tem mais experiência, pode escolher editar os códigos do tema diretamente na ferramenta (sempre lembre-se de fazer um backup antes!).

É importante também saber que existem dois sites distintos que disponibilizam o WordPress: O WordPress.org e o WordPress.com. Ambos utilizam a mesma tecnologia, mas a versão WordPress.com vem com hospedagem nativa (Host Service), que não proporciona acesso ao código e possui plugins pagos.

Na versão de WordPress.org, você consegue baixar seus temas e plugins de forma gratuita e consegue subir um site em pouco tempo. Nessa versão de sistema, você também tem temas e plugins pagos, onde são disponibilizados uma gama maior de recursos.

Como trabalhar com o WordPress

Primeiramente, você deve baixar os arquivos do WordPress em sua hospedagem. Recomendamos que isso seja feito pelo site oficial, onde você poderá baixar a versão em português e sem riscos de uma transferência de Malwares.

Instalando o WordPress

  1. Descompacte o arquivo .zip do pacote em seu computador;
  2. Crie um banco de dados para o seu WordPress em seu servidor de hospedagem, usando MySQL com um usuário com todos os privilégios de acesso e edição. Veja com a empresa onde você hospeda como fazer isso no seu painel de gerenciamento;
  3. Faça uma cópia do arquivo wp-config-sample.php em seu computador e renomeie o arquivo para wp-config.php;
  4. Altere os seguintes itens do seu arquivo wp-config.php:
    1. Nome do Banco de Dados: é o nome que foi criado em seu painel de hospedagem;
    2. Usuário do Banco de Dados: também criado em seu painel;
    3. Senha do Banco de Dados: também criado no seu painel;
    4. Database Host: host que hospeda o servidor MySQL. Essa informação consta no seu painel de hospedagem, na área onde você criou o banco de dados no item 2.

Veja quais linhas serão configuradas:

/** Nome do banco de dados para o WordPress*/

define(‘DB_NAME’, ‘nome_do_banco_de_dados_aqui’);

/** Usuário do banco de dados MySQL */

define(‘DB_USER’, ‘nome_de_usuario_aqui’);

/** Senha do banco de dados MySQL */

define(‘DB_PASSWORD’, ‘senha_aqui’);

/** Nome do host do MySQL */

define(‘DB_HOST’, ‘localhost’).

  1. Salve seu arquivo e copie-o no seu servidor, na mesma pasta onde estava o arquivo wp-config-sample.php;
  2. Execute a instalação em seu navegador, acessando o arquivo install.php. Veja como:
    Se foi instalado na raiz => seudominio.com.br/wp-admin/install.php
    Se foi instalado em um subdiretório como /blog => seudominio.com.br/blog/wp-admin/install.php

Dessa forma, é só seguir os próximos passos e terminar a instalação.

Instalando o tema e iniciando o trabalho com o WordPress

Agora que você instalou seu tema, acesse o seu WordPress (seudominio.com.br/wp-admin), utilizando o usuário e senha criados. Você verá o Menu do lado esquerdo, onde poderá escolher entre instalar os temas-padrão do WordPress ou instalar novos temas.

O item Aparência é onde você deve fazer as alterações do seu tema. É importante salientar que o menu do lado esquerdo pode mudar, de acordo com o tema e os plugins que você instalou. Mas tudo acontece ali. Alguns itens são padronizados, o que ajuda bastante o entendimento do sistema (posts, mídia, páginas, aparência, plugins e ferramentas, por exemplo). Portanto, toda a navegação pode ser feita nesse menu.

A partir daí, você poderá alterar e visualizar o seu site. Uma dica que já damos por aqui é instalar um plugin gratuito de modo manutenção. Com ele, você poderá mexer no seu site o quanto quiser, sem que os visitantes vejam as alterações que estão sendo feitas já no ar.

Agora que você sabe o que é WordPress e como fazê-lo funcionar, mãos à obra! Assim, coloque sua produção de conteúdo para rodar e apareça na internet!

E se quiser uma ajuda da Vero Contents, fale com um especialista!

O que é WordPress
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat