fbpx

O que é SEM - Vero Contents

Search Engine Marketing, ou SEM, é um conjunto de estratégias de marketing digital voltadas aos mecanismos de buscas. O objetivo é que a marca/produto/serviço apareça nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page), seja do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores, cada um com suas características. Saiba mais sobre o que é SEM nesse artigo.

SEM x Links Patrocinados x SEO

A estratégia de SEM é dividida em duas partes: SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados. Os links patrocinados são os conhecidos anúncios que aparecem nas SERPs, onde você só paga pelo clique sobre ele ou por um número de exibições. O mais conhecido de todos é o Google Adwords, grande responsável pelo crescimento do Google ao redor do mundo.

Uma das características dos links patrocinados é a possibilidade de conseguir resultados imediatos, por meio dos anúncios da SERP. Por outro lado, é uma estratégia que, em determinado momento, torna-se horizontal, esgotando a possibilidade de aumento de tráfego sem aumento de verba.

Já o SEO engloba as técnicas de otimizações voltadas para as pesquisas orgânicas. Entendamos bem então, que SEO e SEM são coisas diferentes, sendo que o SEO está dentro do trabalho de SEM. Portanto, se você faz SEM, faz SEO. Mas pode fazer SEO, sem fazer SEM, pois pode deixar a parte de links patrocinados de fora, por exemplo.

O SEO também possui uma subdivisão, o SEO On-Page, que está relacionado a todas as técnicas aplicadas na página do seu site e o SEO Off-page, que são as técnicas aplicadas fora da página, ou seja, para trazer links de fora do site.

O trabalho de SEO deve ser consistente e contínuo, e de longo prazo. Ao contrário do tráfego pago, o orgânico pode ser expandido sem limitações de tráfego.

Trabalhando o SEM

É muito importante então que a estratégia de links patrocinados esteja alinhada ao SEO. O conjunto dessas duas estratégias é que fará com que sua estratégia de SEM seja bem-sucedida.

O primeiro ponto é montar uma estratégia de palavras-chave, que deve estar alinhada tanto aos anúncios pagos quanto à estrutura e conteúdo do seu site. É importante salientar que deve-se trabalhar as palavras-chave long-tail e head tail sempre pensando no contexto do seu negócio.

E vejam como tudo se relaciona no marketing digital. O site, por sua vez, tem que estar bem programado e bem otimizado, para trazer resultados tanto do SEO, quanto em relação à experiência do usuário.

Os Blogs e o SEM

Não podemos pensar, atualmente, em estratégia de SEM sem o marketing de conteúdo. Afinal, o que é SEM senão um trabalho de conteúdos e palavras-chave… E com o intuito de destacar a empresa nas SERPs com foco em resultados.

Portanto, montar um blog é essencial para um bom trabalho de SEO e, consequentemente, para o trabalho de SEM. Pense, portanto, em estratégias eficientes para seu blog, alinhadas ao trabalho realizado em seu site e também a campanhas bem sucedidas de links patrocinados.

O Google não é único

Apesar do Google possuir um market share de quase 97% no Brasil, você pode incluir o Bing e o Yahoo em suas estratégias de SEM. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Bing tem 31% da audiência das buscas na web, embora no Brasil esse número seja bem menor. Para quem usa o Windows 10, por exemplo, o Bing está presente nas buscas nativas do sistema operacional.

Tanto Bing quanto Yahoo podem ser boas opções, pois possuem baixa concorrência e CPC médio mais barato. Afinal de contas, todo mundo está no Google. E se considerarmos que ambos, juntos, possuem praticamente 3% do market share, estaremos falando de um universo de mais de 4 milhões de pessoas.

Portanto, pense no assunto na hora de bolar suas estratégias de SEM. E chame um especialista para tratar dessa questão!

O que é SEM
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat