Materiais ricos: eles contribuem para a geração de leads qualificados? - Vero Contents

Materiais ricos: eles contribuem para a geração de leads qualificados?

Lá no começo dos anos 90, mais precisamente em 1993, o total de usuários conectados na internet não chegava nem a 16 milhões ao redor do mundo. De fato, poucas pessoas tinham acesso à rede. No entanto, foi nesse mesmo ano que surgiu o primeiro e-book da história: Host, um suspense escrito pelo norte-americano Peter James, que dividiu sua história em dois disquetes e conseguiu vender impressionantes 12 mil cópias (inclusive na web).

De lá para cá, o interesse das pessoas por e-books só cresceu, e hoje esse é um dos formatos de materiais ricos mais consagrados do marketing digital. Os e-books, inclusive, são responsáveis por aumentar (e muito) a geração de leads de qualquer estratégia de venda na web.

Ainda não sabe o que são materiais ricos e como eles podem afetar os resultados da sua estratégia digital? Continue aqui no post, pois explicaremos tudo isso em detalhes. Confira!

O que são materiais ricos

Importantíssimos para o processo de transformação de um usuário em lead, os materiais ricos são conteúdos aprofundados e educativos. Além de agregar valor à sua marca, servem para levar uma pessoa de uma parte à outra do funil de vendas da sua empresa.

Ou seja: exercem um poder maior de interação e conversão do usuário do que os posts dos blogs. Nesse sentido, o que não faltam são exemplos de produtos digitais que podem ser usados como materiais ricos:

  • e-books (os mais usados atualmente na web);
  • infográficos;
  • videoaulas;
  • downloads exclusivos;
  • podcasts e audiobooks.

Mas, afinal, como que esses materiais podem ajudar a sua estratégia de geração de leads?

Como turbinar a geração de leads com esses materiais

Funciona assim: ao contrário dos posts do blog, os materiais ricos são oferecidos em troca dos dados de contato do usuário (como nome, e-mail, telefone etc.). Portanto, basta que aquela pessoa se cadastre em seu site ou landing page para que ela tenha acesso a esses materiais. Em contrapartida, sua empresa terá os dados de um usuário que já demonstrou interesse por algo relevante para seu negócio.

No entanto, é preciso pensar muito bem qual é o melhor tipo de material a ser oferecido para aquele usuário. Do contrário, sua estratégia de marketing digital pode acabar não funcionando como deveria.

Como ir além dos e-books

Excelentes para criar autoridade de marca, os e-books são os formatos de materiais ricos mais difundidos hoje em dia na internet. Muito disso se dá por causa da relativa facilidade em produzi-los, uma vez que o processo de criação é dos mais simplificados.

Mas será que o seu público é do tipo que está disposto a ler duas mil palavras sobre um determinado tema? Se não for, não se preocupe, pois existem outros tipos de materiais que podem ajudar bastante a sua estratégia de marketing digital.

Downloads

Seu público procura por algum aplicativo que resolva um problema ou está em busca de algum tipo de download específico (como wallpapers para o computador ou toques de celular)? Então, que tal apostar suas fichas na criação de produtos que possam ser baixados?

Webinars

Trabalha no ramo educacional? Nesse caso, a criação de um webinar ou videoaula pode ser mais eficiente para a sua estratégia de geração de leads.

Podcasts e audiobooks

Seu público é do tipo que precisa consumir um determinado conteúdo, mas não tem tempo de ler um e-book? Então, que tal transformar o conteúdo desse livro em um podcast ou audiobook? Dessa forma, o usuário conseguirá absorver todo o material, mesmo no trânsito ou na academia.

Como você viu até aqui, o que não faltam são tipos de materiais ricos que podem dar um belo gás na sua estratégia de geração de leads. Portanto, que tal começar agora mesmo a criar o seu?

Quer saber mais sobre o que são leads e como eles fazem a diferença para o sucesso do seu negócio? Confira nosso post em que explicamos o que é lead e como transformá-lo em cliente.

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