Landing Pages: o que são e como usá-las - Vero Contents

Landing Pages: o que são e como usá-las

Certamente você já ouviu o termo landing pages por aí, no mundo do marketing digital. Mas afinal, o que são landing pages e para que elas servem?

Nesse artigo, vamos dissecar um pouco mais sobre essas páginas de captura e dar algumas dicas para torná-las mais eficientes do que nunca.

Para que servem as Landing Pages

As landing pages ou, se preferir, páginas de aterrissagem, servem para capturar os dados dos seus visitantes ou levá-los a um tipo de ação de compra. Ou seja, é uma página específica para a realização de conversões.

Dessa forma, são desenhadas especialmente com o objetivo de fazer com que o visitante realize essa ação. Por conta disso, possuem menos textos, links ou imagens, a fim de concentrar a atenção do visitante para que ele realize a conversão.

Quais tipos de conversão acontecem em uma Landing Page

Podemos dizer que uma landing page pode levar a dois tipos de conversão. A primeira, que é a geração de leads, acontece com o preenchimento de um formulário, em troca de algum material rico. A segunda, pode ser um clique em um botão, que leva esse usuário para a compra de um produto ou serviço ou a algum contato imediato com a empresa.

Os dados contidos no formulário dessa página podem variar, de acordo com o seu objetivo. Uma página, por exemplo, pode estar oferecendo um material de um topo de funil, e conter poucos campos de preenchimento. Por outro lado, um formulário nessa página pode ter mais informações, caso seja direcionado a um visitante que já se encontra no fundo do funil e necessita de um contato da equipe de vendas.

Qual a importância dessas páginas de conversão

Uma página destinada à conversão tem como objetivo aumentar os seus resultados. Afinal de contas, não basta você ter alguns formulários espalhados pelo site para conseguir reter o cadastro de seus visitantes. Esse tipo de ação isolada lhe dará taxas de conversão limitadas. As landing pages pode acelerar e aumentar suas taxas.

Você pode, por exemplo, promover sua página de conversão utilizando uma campanha de Adwords que leve o usuário diretamente a ela. Pode, também, incluir banners no seu site direcionados a essa página e até promovê-la em postagens em suas mídias sociais.

Esse tipo de estratégia pode otimizar seus resultados de aquisição de leads. Se geralmente você tem uma taxa pequena de visitantes que acessam o seu site e realizam uma conversão, imagine que pode melhorar essas taxas levando-o diretamente a uma página totalmente elaborada com o intuito de fazê-lo converter.

É por conta disso que é tão importante saber otimizar uma landing page.

Como fazer landing pages que convertem

A primeira dica, como já dissemos, é levar tráfego específico para essa página. É importante, em primeiro lugar, que o objetivo dessa landing page fique claro para o visitante. Ele deve acessar essa página e saber qual ação acontecerá dentro dela.

Para tanto, essa página tem que ter o caminho da conversão bastante claro para o usuário. Não coloque então outras calls-to-action (CTA) nessa página, pois o usuário deverá ser conduzido para realizar essa conversão. Faça, então, páginas com contraste de cortes, onde o CTA deverá estar em destaque em relação ao restante. Normalmente, são usadas cores como azul, verde ou laranja para esses CTAs, em contraste com fundos mais claros.

Outra dica importante em relação ao CTA dessa página também diz respeito ao texto. Existem diversas estratégias que podem lhe ajudar, como as técnicas de copywriting, amplamente voltadas para a realização de conversões e que podem ser utilizadas para convencer o usuário no preenchimento do cadastro.

Tenha em mente também que, se a página tiver esses formulários, eles não devem ser grandes demais. O visitante pode desistir de converter se tiver que deixar muitas informações.

Em resumo, uma landing page pode ter muitas funções. Você pode usá-la para levar o visitante diretamente a uma compra, para realizar um cadastro, para segmentar sua lista, de acordo com o interesse do visitante e também para otimizar seus custos.

O importante é que você saiba trabalhar essas páginas dentro de um planejamento eficiente de marketing digital.

Gostou desse artigo? Cadastre-se para receber mais conteúdos da Vero Contents.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *