Como funciona o Google Adwords

Como funciona o Google Adwords

Saber como funciona o Google Adwords é a melhor forma de conseguir resultados imediatos nas ferramentas de busca. Afinal de contas, o Google detém quase 97% de market share no Brasil e é a ferramenta mais conhecida por todos.

Além disso, nada melhor do que encontrar seu público-alvo no momento exato em que ele está procurando seu serviço/produto, correto? É o que chamamos de ZMOT (Zero Moment of True). Esse conceito foi introduzido pelo Google em 2011 e retrata exatamente a revolução que a internet causou.

E mais ainda, o que as ferramentas de busca trouxeram de mudança nos hábitos de consumo (veja aqui o estudo). Pesquisar na web já ultrapassou até a digitação na barra de endereços do browser, como fazíamos antigamente. Hoje em dia, os usuários não se dão ao trabalho de digitar o endereço dos sites, digitando diretamente na barra, deixando a ferramenta de pesquisas fazer o resto do trabalho.

Se você é leitor do nosso blog, já deve ter lido sobre as dicas de otimização para o SEO. Trabalhar o SEO é o primeiro passo para melhorar na pesquisa orgânica, mas também ajuda a melhorar sua campanha paga. Vejamos os fundamentos principais de como funciona o Google Adwords para ter uma visão melhor:

Princípios básicos: como funciona o Google Adwords

Saber como funciona o Google Adwords é essencial para estratégias de marketing digital. Vamos entender como é o desenho da ferramenta. Quando a busca é digitada, os anúncios são exibidos na parte superior, lateral e inferior dos resultados da busca. Estes são os chamados links patrocinados. Os anúncios são pagos quando clicados e levam a uma determinada página, de acordo com a configuração da campanha.

Esses anúncios tem sua posição determinada (primeira página, segunda, etc.), de acordo com um leilão eletrônico, que leva em conta diversos critérios: lance máximo por clique em cada palavra-chave, montagem do anúncio e Índice de Qualidade. O índice de qualidade está relacionado com alguns fatores:

  • SEO no seu site: a palavra-chave escolhida no anúncio tem que ter relação com o conteúdo do seu site que, por sua vez, deve estar bem otimizado. Se você já escolheu trabalhar bem o SEO do seu site, vai obter melhores índices de qualidade dentro do Adwords;
  • qualidade do anúncio: mais uma vez o Google vai analisar se o texto do seu anúncio tem relação com suas palavras-chave e com o conteúdo do seu site. Ele vai checar se tudo está de acordo com a informação que consta em seu site.

Se você conseguir alcançar um bom índice de qualidade, isso fará com que o lance máximo que você digitou tenha mais possibilidades de atingir a primeira página. Isso acontece porque o Google multiplica seu lance com o seu índice, chegando a um número, denominado Ad Rank.

Se você possui um índice de qualidade melhor que seu concorrente, mesmo que tenha feito um lance menor que ele, pode alcançar um Ad Rank superior. Assim, seu anúncio vai subir de posição. Portanto, o lance não é o mandatário na posição dos anúncios dentro dos links patrocinados. Sendo assim: SEO bem realizado, dinheiro economizado!

Configure sua campanha de Adwords

Comece entendendo o que seu público-alvo anda pesquisando na web: analise o que você está oferecendo e pesquise na internet, tanto no Google quanto nas mídias sociais. Coloque suas palavras-chave no Google Keyword Planner e veja as simulações de volume de pesquisas e de CPC (Custo por Clique). Note que pode ser melhor escolher algumas palavras-chave com pouca concorrência, caso você ainda esteja começando. O segredo de se trabalhar no Adwords é a experimentação, pois os hábitos de quem procura podem mudar de um momento para o outro.

Defina um objetivo claro para sua campanha: isso vai ter impacto nas palavras-chave, no seu índice de qualidade e também no URL de destino. Essa URL pode ser a home do seu site, mas pode ser uma página com uma oferta, ou com calls to action mais efetivos para conversão.

Defina metas e orçamentos: defina quais serão as métricas utilizadas e o orçamento disponível. O cruzamento desses dois dados vai dar uma visão de como sua campanha está em termos de desempenho. Uma boa estratégia de marketing lhe dará resultados imediatos. Por isso, analse antes, durante e depois (caso a campanha tenha um período determinado).

Analise e reveja sempre que possível suas palavras-chave: acompanhar a campanha diariamente é o ideal. Você pode afunilar e segmentar ao máximo as palavras-chave de sua campanha, de modo a conseguir resultados mais expressivos. Esse conceito é chamado de cauda longa ou simplesmente o já conhecido marketing de nichos (Chris Anderson – A Cauda Longa, 2008). Ele também se aplica nas palavras-chave, mostrando que as mais específicas são mais relevantes e levam a índices de conversão maiores.

Seja bem específico e segmente ao máximo

Crie ofertas bem específicas: quanto mais específico e direto ao ponto for o anúncio (de acordo com sua oferta), melhor. A ideia é sempre otimizar os cliques. Lembre-se sempre que, se o usuário clicou em seu anúncio, é porque existe interesse no que você está oferecendo. Se o anúncio for mais específico, você terá resultados melhores. A internet favorece o marketing de nichos. Se você souber utilizar essa característica, terá um Custo de Aquisição de Clientes (CAC) menor.

Segmente sua campanha: você pode restringir sua campanha de acordo com sua região. É sempre interessante fazer testes com o alcance da campanha, pois ajuda a mapear o volume de pesquisas e de procura pelo seu produto/serviço. Essas informações são importantes, pois ajudam a equipe de vendas a entender onde há maior demanda. Você pode, por exemplo, escolher fazer uma campanha para fortalecer determinada região. Esses testes também se aplicam nos anúncios. Você pode testar a mesma campanha com textos diferentes e observar qual está recebendo mais cliques. É o que chamamos de teste A/B, que vale para qualquer ação no marketing digital.

Não se esqueça. O segredo para otimizar resultados em marketing digital é fazer testes e avaliar constantemente os resultados. Portanto, nunca deixe de acompanhar sua campanha. Avaliar e evoluir, esse é o nosso mantra!

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Post publicado originalmente no blog da Vero Comunicação em 17/01/2016, revisado e publicado aqui no nosso novo blog.

Por Marcel Castilho

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